domingo, 3 de abril de 2011

Mr. Pet BH


AGUARDAMOS SUA VISITA
É ASSIM QUE TODO ANIMAL FICA QUANDO SABE QUE VIRÁ PARA O NOSSO PETSHOP.


Nosso perfil no ORKUT: Mr. PET BH

Nosso e-mail para contato comercial:
mrpetbh@gmail.com

Transporte de cães e gatos


 Veja, a seguir, algumas providências que devem ser tomadas antes de pegar a estrada com seu cão ou gato:
Menores de 6 meses: Exposições, feiras e outros fins
  1. Guia de Trânsito Animal - GTA.
Maiores de 6 meses: Exposições, feiras e outros fins
  1. Guia de Trânsito Animal - GTA.
  2. Vacinação anti-rábica (contra a raiva), com documento oficial de controle. 
DICAS PARA TRANSPORTE:
Caixa de viagem: as caixas de transportes são seguras e confortáveis e, garantem a segurança para os animais. Você precisará de uma caixa de viagem (feita sob medida) para o seu animal. As melhores possuem uma alça (pegador) para transporte, trava para fechamento das portas, grades (fendas) de ventilação, cantos arredondados para limpeza fácil e bastante espaço.
Grade para carros: Você pode adquirir grades de segurança especiais que restringem os cães à traseira de uma caminhonete ou de uma perua. Isso evita que cães ou gatos sejam projetados para a frente se você tiver que frear de repente e, ajuda a manter o estofado do carro limpo.
Cintos de segurança: Você também pode utilizar cintos de segurança para cães. Isso irá reduzir o risco de seu cachorro sair ferido em um acidente de carro. O uso do cinto possui a vantagem de evitar que o animal distraia o motorista pois, ficará preso ao banco traseiro. 

DICAS PARA A VIAGEM DE CARRO:
  • evite alimenta-lo antes de viajar: facilitaria o vômito durante a viagem;
  • cubra com jornais e toalhas velhas o local onde ele irá ficar;
  • utilize telas próprias para janela quando for viajar durante o dia e em dias ensolarados e quentes;
  • sempre leve uma garrafa d'água grande de plástico;
  • a cada a duas ou três horas dê água para o seu animal e deixe-o sair para andar um pouco e fazer suas necessidades;
  • se parar o carro por algum tempo jamais deixe seu companheiro dentro do carro quando estiver sol ou muito calor. Os cães não conseguem dissipar o calor transpirando como nós e, poderão sofrer de intermação, podendo chegar ao óbito.

Vermifugação de cães

A IMPORTÂNCIA DA VERMIFUGAÇÃO DE CÃES, FILHOTES E ADULTOS





AMICI ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO USO DE VERMÍFUGOS PARA BEM-ESTAR DOS ANIMAIS E CONTROLE DE ZOONOSES

Cães, adultos e filhotes, podem transmitir doenças pelas fezes. Daí a importância de colher as fezes dos animais nos passeios diários pelas ruas e em casa. Uma medida preventiva pouco lembrada também deve ser feita pelo bem-estar dos animais e para o controle de zoonoses, a vermifugação.

Mais conhecida medida preventiva, a vacinação é essencial. Ocorre que o animal infectado com vermes pode não responder adequadamente às vacinas. A médica veterinária e gerente de produtos da Amici, Ana Lúcia Senatore Rivera diz que os principais vermes que acometem e prejudicam a saúde dos filhotes são transmitidos pela mãe no útero ou através do colostro e leite.

“Mesmo tomando sucessivas doses de vacinas, a produção dos anticorpos poderá ser menor do que a desejável, comprometendo a imunização do animal, que estará sujeito a adquirir infecções graves”, alerta Ana Lúcia.

Sintomas e tratamento – Os filhotes, dependendo do grau da infecção, podem, nos primeiros dias, não apresentar sintomas, mas logo será possível perceber a barriga estufada (abdômen distendido) e as fezes amolecidas ou diarréicas.

Outros sinais que podem indicar a verminose também são bastante comuns, como a falta de apetite, emagrecimento, vômito, fezes com sangue, anemia, tosse e sintomas de pneumonia. “Esses sinais aparecem porque a maioria dos vermes parasita o intestino dos animais, mas alguns circulam pelo corpo atingindo também os pulmões”, conta.

Ana Lúcia diz ainda que, mesmo sem mostrar sintomas, o filhote quase sempre está infectado. “Estando parasitado, tem seu crescimento comprometido e sua imunidade prejudicada, ficando mais vulnerável a todos os tipos de doenças, muitas vezes bem mais graves do que a própria verminose”.

Adotar a vermifugação como uma medida preventiva, ou seja, tratar os filhotes, antes mesmo de eles apresentarem sintomas da infecção, é a medida mais eficaz para evitar esses riscos. O ideal é minimizar a infecção pré e pós-natal, vermifugando a fêmea (antes da cobertura e junto com a primeira dose dos filhotes) e os filhotes logo após o nascimento (com 15 dias de idade). No caso dos filhotes, para garantir a desinfecção efetiva deve-se repetir a vermifugação, fazendo um programa de tratamento.

Para que o tratamento tenha sucesso é importante que ele seja feito em todos os animais que tenham contato com o filhote (outros filhotes e até animais adultos) para que eles não sejam uma fonte de reinfecção. “Animais adultos também devem ser regularmente tratados. As melhores indicações de vermifugação, adequadas para cada caso, devem ser fornecidas pelo médico veterinário que assista o animal”, ressalta.

Além da vermifugação, manter o ambiente limpo ajuda a prevenir a verminose. “Recolher as fezes em casa e durante os passeios dos animais evita a contaminação e a disseminação da doença”. 

Chegada do verão

CHEGADA DO VERÃO EXIGE CUIDADOS ESPECIAIS COM PETS 


Fique alerta sobre recomendações para viajar com seu animal ou hospedá-lo em hotel 

No verão, o aumento da temperatura e da umidade pode trazer sérios transtornos para cães e gatos, com reflexos aos seus donos. Esta é a estação propícia para as infestações por pulgas e carrapatos, os chamados ectoparasitos. 

Além disso, nesta época do ano é observado o aumento da incidência de doenças infecciosas virais e bacterianas, como a parvovirose canina e a leptospirose, respectivamente. Deste modo, como a vacinação tem efeito preventivo, os animais devem estar com as carteirinhas de vacinação em dia para se protegerem destas doenças. 

Os animais de companhia chegam ao verão muitas vezes após um longo período sem receber tratamentos preventivos contra pulgas e carrapatos – “Como nas estações mais frias os proprietários não observam pulgas e carrapatos com tanta freqüência, a maioria das pessoas relaxa no tratamento e suspende o uso dos produtos ectoparasiticidas, que na verdade deve ser feita durante o ano todo. Deste modo, as pulgas e carrapatos têm um período para se “preparar”, o que acaba resultando numa alta infestação no verão” explica o médico veterinário Leonardo Brandão, gerente de produtos de pequenos animais da Merial Saúde Animal. 

Para evitar problemas com pulgas e carrapatos, o especialista da Merial recomenda observar as condições de higiene do ambiente onde o animal está. “Cerca de 95% das pulgas e carrapatos que infestam animais estão se reproduzindo no meio ambiente. Por esse motivo, é preciso ter cuidado com a higiene de carpetes, tapetes e sofás”, alerta o Dr. Leonardo. 

Por tudo isso, ele recomenda o uso freqüente de produtos ectoparasiticidas, como FRONTLINE®, medicamento líder no combate à pulgas e carrapatos fabricado pela Merial Saúde Animal. “Os proprietários devem compreender que para um controle efetivo de pulgas e carrapatos, os animais devem receber FRONTLINE® freqüentemente, de modo preventivo, durante todo o ano, e não apenas quando os animais já estão infestados”. FRONTLINE® é indicado para uso mensal em casos de infestações por carrapatos ou para animais com DAPP (dermatite alérgica por picada de pulgas) e até a cada 3 meses para infestações por pulgas. 

Doenças infecciosas – Outro cuidado importante é a proteção dos animais contra doenças infecciosas, como a parvovirose canina, a leptospirose e a panleucopenia felina. Estas doenças podem ser prevenidas por meio da vacinação dos animais, que deve ser sempre realizada por um Médico Veterinário. “Essas doenças pode ser transmitidas por meio do contato mínimo entre os animais. Muitas vezes os animais que nunca saem à rua vão para a praia ou para o campo, e para tanto, devem estar protegidos: vacinados, desparasitados e protegidos contra pulgas e carrapatos”, alerta Dr. Leonardo. 

“O cuidado deve ser redobrado com filhotes que ainda não foram completamente imunizados, e portanto, não devem sair de casa antes de tomar todas as vacinas necessárias”, reforça Leonardo Brandão. Apenas depois das doses iniciais da primovacinação, em geral 3 doses para cães e 2 para gatos, é que os animais podem transitar livremente e ter contato com outros animais. 

Hotel para pets – Se o proprietário de um animal de companhia pretende deixar seu amigo em um hotel, ficam aqui algumas recomendações da Merial. Verificar se o local se preocupa em verificar as carteirinhas de vacinação dos animais (apenas animais com a vacinação em dia devem ser aceitos). Os animais devem ter sido previamente desparasitados e ter recebido tratamento ectoparasiticida (contra pulgas e carrapatos). O espaço de passeio dos animais deve ser limpo freqüentemente para não haver qualquer tipo de transmissão de doenças, como as verminoses intestinais. “Fique alerta com a tosse dos canis, um tipo de gripe que atinge os cães. A transmissão é pelo ar e é recomendável uma vacinação preventiva, principalmente para animais que ficarão em canis e hotéis”, alerta o gerente de produtos pets da Merial Saúde Animal.